terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ego adolescere - Eu adolescente


Ego adolescere. (Eu adolescente)


Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração, e retira da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade. (Ec 11. 9, 10)

Ao fazermos uma análise do texto em apreço, percebemos uma breve descrição do que é ser adolescente. Na verdade, o texto sagrado não está dando ênfase à promiscuidade (libertinagem) ou qualquer sorte de desobediência a Deus. O texto apenas apresenta o “ser adolescente”, com seus devaneios (sonhos e imaginações), suas brincadeiras e até mesmo seu jeito “criança” de lidar com o real.

A palavra adolescente vem do latim “adolescere”, que significa começar a crescer. Na língua inglesa, o termo usado para a palavra adolescente é “teenager” ou apenas “teen”.
Para alguns psicólogos e pedagogos, a faixa etária que compreende a adolescência está entre os 13 a 19 anos, e é nesta faixa etária que os adolescentes experimentarão a maturação do desenvolvimento humano com suas respectivas mudanças. Na língua inglesa os números entre treze e dezenove apresentam-se com o sufixo “teen”, trazendo a ideia da idade do adolescente, corroborando com a maioria dos pensadores no assunto.

Ex: Treze, thirteen, quatorze, Fourteen, e por aí vai até o número dezenove, nineteen.

Segundo Piaget, um psicólogo suíço, os estágios da maturação do desenvolvimento cognitivo ocorrem em várias etapas: A primeira infância, que compreende as idades entre (2 e 8 anos), a segunda infância entre (9 e 11 anos), a pré-adolescência entre (12 e 14 anos) e a adolescência entre 15 e 17 anos. A partir desse pressuposto, relacionarei as possíveis características psicológicas, sociais, emocionais e espirituais dos dois últimos grupos, que compreendem a idade dos 12 aos 17 anos.


Pré-adolescentes (12-14 anos)

Características psicológicas: aparecimento dos caprichos, sonhos e imaginações, ansiedade na busca de respostas, surgimento da razão e das dúvidas. Rebeldia e questionamentos.

Características sociais: aumento do sentimento de grupo, formação de turminhas, desejo de independência, sentimento de justiça e gosto por brincadeiras tipo, zombar, zoar, etc.

Características emocionais: instabilidade emocional. Períodos de grandes alegrias e períodos de abatimento. Época dos devaneios, irritabilidade e mau humor. Surgem as confidências. Geralmente com pessoas do mesmo sexo e de idade aproximada.

Características espirituais: época crucial. Necessidade de apoio e orientação. Surgimento das dúvidas e aumento da sensibilidade em relação às coisas espirituais. Fase agradável para conversão, caso ainda não seja cristão.


Adolescentes (15-17 anos)


Características psicológicas: maturação, raciocínio inquiridor, idealismo e criatividade. Surgimento do sentimento de independência. Questionamento das idéias dos adultos.

Características sociais: Independência e atração pelo sexo oposto. Problemas com a questão do namoro. Vão de encontro à autoridade. Formação de grupos de mesmos ideais.

Características emocionais: surgimento do romantismo. Fase dos sonhos, caprichos e imaginações e instabilidade emocional. Forte desejo de aprovação social.

Características espirituais: fase das dúvidas e dos questionamentos mais intensos. Busca de segurança e da compreensão nacional dos fatos. A fé é colocada em dúvida e a visão de mundo é ampliada. Uma vez vencido o conflito, apresentam grande capacidade de uma intensa vida cristã.





Livro de provérbios, capítulo três e versículo quatro, diz: Não sejas sábio aos teus próprios olhos: teme ao SENHOR e aparta-te do mal.








Pastor Gilberto Santos.
(1º Secretário da CGASB)
Igreja Evangélica Assembleia dos Santos no Brasil
Paulo Afonso-Ba - Centro

Um comentário: